01 Abril 2010

 

 

Bem como sabem este mês mais propriamente dia 23 de Abril faz 7 anos que os Gato Fedorento apareceram no mundo do humor, Ricardo Araújo Pereira, Zé Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis, já com o blog começaram a recrutar fãs e a conquistar todos os que liam aqueles posts, que não deixava ninguém indiferente, esse blog foi um grande passo para a carreira que os 4 humoristas têm hoje em dia, quando começaram eram apenas dois, Ricardo e Zé Diogo, os “perfeitos anormais” que conquistaram fãs de TV e ultimamente do youtube, muitos desses vídeos do “Perfeito Anormal” são autênticos monstros, com mais de 200 mil visualizações, o mais conhecido e sem duvida "a minha vida dava um filme indiano" ou o “gatunos, ladrões e chupistas” que marcou essa palavra no nosso vocabulário.

 

Uma amiga do Ricardo convidou os 4 autores do blog "Gato Fedorento" para umas pequena participação no programa de TV "Levanta-te e ri" apenas dois participaram e aceitaram o convite, a originalidade do Ricardo e os problemas com a namorado de 85 anos do Zé Diogo, marcaram os fã do programa e muita gente começou a notar que algo iria sair dali.

 

E tinham razão aqueles dois rapazes que participaram juntos no “Natal dos Hospitais”, no “Perfeito Anormal” e no “Levanta-te e ri” tinham uma proposta em mãos do senhor Francisco Penim, que era director de programas da SIC Radical, um canal novo que continha muitos programas que eram muito populares.

 

O Ricardo e o Zé não negaram o convite e juntaram-se com o resto dos elementos do blog, Miguel e Tiago, e finalmente o grupo estava junto e unido para uma caminhada que seria inesperada para eles, naquela altura se alguém lhes tivesse dito que estiveram em horário nobre durante mais de 5 anos, foram líderes de audiências com um programa diário sobre política e com dois Fins de Ano na RTP e na SIC nem eles acreditavam e com certeza mandavam internar quem disse-se tal coisa.

 

O que e certo e que isso aconteceu mas já lá vamos! 

 

Antes de todo o sucesso que lhes é reconhecido, é preciso dizer que durante 3 anos o Gato Fedorento conquistou os seus fãs e teve o seu lugar merecido num dos programas mais visto da SIC Radical, Gato Fedorento e as series Meireles, Fonseca e Barbosa, tiveram o seu merecido valor, sketches gravados com apenas um bigode e com algumas ruas desertas e estúdios emprestados pela SIC, conseguiram fazer series que hoje em dia toda a gente reconhece, "ah é tal mas que e isto? eu venho lá de baixo dizem-me não sei o que chego cá a cima afinal parece que não" esta frase e reconhecida do famoso sketches "eles falam, falam, falam mas não os vejo a fazer nada" essa frase também é reconhecido, não só com um senhor atrás de um armazém a dize-la, como também é proferida num elevador, praia e ate mesmo numa passadeira, o famoso anuncio do Montepio Geral, consegui aumentar os seus clientes mas não foi só o Banco que aumentou de clientes, o Gato Fedorento também arrecadou mais fãs para ajudar aquele grupo de 3 benfiquistas e um elemento sportinguista a singrar no mundo do humor.

 

A RTP foi esperta, esperta o suficiente para dar aquilo que os Gatos queriam, um programa com mais meios de produção para puderem desenvolver as suas ideias mais lunáticas, tal como um RAP cantado por matarrunos, que ainda hoje e reconhecido por todos. A RTP deu-lhes o que eles criam os Gatos deram a RTP o que ela não estava a espera, um programa que não arrecadou grandes audiências mas vendeu muitos DVD´S, mas a RTP não queria desistir já desses 4 rapazes ate então desconhecidos, apenas eram recordados como os 4 Gatos, uns gajos que fazem umas coisas giras, mas isso estava prestes a mudar.

 

“Diz que é uma espécie de Magazine” e não “Isto é uma espécie de magazine” como algumas pessoas dizem, esse programa lançou os Gatos ate um patamar que eles nunca sonharam, os 4 rapazes vestidos de matarruanos e com uns fatinhos bem janotas dos anos 60, viraram 4 homens de fato e gravata, ar serio, de vez em quando com piadas sobre coisas mais maduras e importantes, algo que á muito queríamos ver, Gato Fedorento imitava em 2006, pessoas da actualidade, tal como Rui Santos, Marcelo Rebelo de Sousa, Alberto João Jardim, José Sócrates entre outros.

 

O contrato com a RTP e as novas personagens dos Gatos, deram a empresa de telecomunicação PT uma grande ideia, recrutar o grupo de humoristas para fazerem as campanhas publicitárias com a ajuda de alguns sketches.

 

O Zé Diogo também teve o seu momento de gloria na publicidade, fazendo 4 anúncios para o “Licor Beirão” que esteve no ar durante um ano e pouco.

 

Mas algo marcou as pessoas, e isto marcou Portugal, de tal maneira que ninguém se importava de ouvir coisas importantes ditas a partir de estúdio minúsculo com 4 pessoas de fato e gravata, sentadas numas cadeiras no meio de um palco, com um rabo de um gato desenhado no chão, esse estúdio ficou bem conhecido, tal como as canecas, que hoje em dia se repararem todos os programas de humor têm (“5 para a meia noite” e “noticias em 2ª mão”), muita gente começou a notar que aqueles 4 matarrunos tinham mais inteligência do que nos pensávamos. Os seus sketches foram algo de notícias de jornal, outras de ameaças e todas as classes de políticos e outros, começaram a ver os Gatos com outros.

 

Os anos passaram 1, 2 e 3 series do magazine, conquistou muita gente e em Novembro de 2007 os Gatos anunciaram que se iam despedir da Tv.

 

Um grandioso “Fim de ano” para se poderem despedir em grande, depois de tantos anos a fazer Portugal rir, os Gatos passaram de poucos fãs, aqueles que os viam na SIC Radical para imensos fãs, Portugal inteiro era fã dos Gato Fedorento e isso viu-se quando o Pavilhão Atlântico ficou esgotado, na noite de fim de ano.

 

Estivemos alguns meses sem ver o grupo de humoristas ao domingo na RTP, não havia notícias não havia novidades, até que no dia 2 de Abril de 2008, algo despertou a atenção de Portugal novamente, nos ecrãs de TV anunciava-se um comunicado serio á nação, por parte dos Gato Fedorento.

 

O grupo de humoristas voltava a TV com um anuncio publicitario da MEO/PT, o anuncio começa com o Ricardo dizendo “muitas pessoas pensavam que nós íamos abandonar a TV” essas palavras para alguns fãs deste quarteto, foram como a gota de agua num imenso deserto, os Gatos iam voltar, e mal sabiam que em Outubro o grupo assinava contrato de dois anos com a SIC, a estação que os tinha lançado, essa mudança deveu-se ao facto de o director de programas da RTP, Nuno Santos, ter sido contratado pela SIC, e as primeiras coisas que fez foi convidar os Gatos.

 

Depois desses meses sabáticos e das ferias merecidas os Gato Fedorento voltam em força prontos para voltar a fazer historia, o pior é que a historias por vezes torna-se cansativa e repetitiva principalmente num programa de humor, os Gatos voltaram a TV com mais um programa sobre a actualidade neste caso chama-se “Zé Carlos” um programa parecido ao “Magazine” da RTP, os Gatos começaram com o programa a 5 de Outubro e a ultima emissão foi para o ar em mais um ano novo desta vez o “Zé Carlos deseja um bom 2010 a você”!

 

Se na RTP foram até ao passado, na SIC eles foram até ao futuro e avançaram mais um ano para poderem ultrapassar a crise que se instalava.

 

Passou-se mais uns meses, e os Gato Fedorento voltam num resisto nunca antes experimentado, “Gato Fedorento esmiúça os sufrágios” vai pró ar no dia 14 de Setembro, um programa sobre a actualidade e as eleições politicas, os Gatos passaram a ser lideres de audiências nunca o foram ate este programa, ganharam as telenovelas da TVI e estiveram em primeiro lugar na tabela dos programas mais vistos durante 2 semanas consecutivas, receberam José Sócrates, Manuela Ferreira Leite, Paulo Portas, Marcelo Rebelo de Sousa, entre outros e muitos deles foram alvo das suas maravilhosas caricaturas, que deixou toda a gente em pulgas para ver o que iria sair dali.

 

No dia 23 de Outubro, os Gatos despediam-se com o seu ultimo programa, depois de um programa diário durante 2 meses chegou a altura de os Gatos se retirarem de novo e estão neste momento de ferias, umas ferias que eles tanto queriam.

 

Agora fica a expectativa, novo programa dos Gato Fedorneto para breve, ou uma digressão mundial?

 

Ficaremos a espera, mas depois destes 7 anos acho que qualquer pessoa fica ansiosa para ver o que eles vão fazer a seguir.

 

Esperemos que voltem em breve

 

 

 

 

MAGICADO POR Miguelita às 20:54
tags FEDORENTAS:

No programa prova oral do fernando alvim hoje o zé diogo disse que se calhar iam voltar para o ano...
Anónimo a 1 de Abril de 2010 às 21:25

não sei se ja compraram o novo livro do zé mas se repararem ele dedica o livro a namorada.
"para a maria, que, não sendo mencionada em nenhuma crónica, está presente em todas."

tao fofooooooooooooooooooooooooooooooooo!
Anónimo a 2 de Abril de 2010 às 01:51

A serio? "está presente em todas"...que querido.

a entrevista que ele deu à antena 3 está muito gira. é quase uma hora de entrevista, e está no site da prova oraL (http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/prova-oral/ ), no lado direito na categoria audios com a data de ontem. Ouçam!
iupy a 2 de Abril de 2010 às 15:04

oi, sabem se os "boca do inferno" também têm uma dedicatória qualquer?

P.S. não podia deixar de comentar o vídeo que fizeste: está muito giro e original e nota-se que perdeste algum tempinho com ele.
qwerty a 3 de Abril de 2010 às 16:56

Falar é Fácil
Livro de Zé Diogo Quintela apresentado por Carlos Quevedo e Nuno Miguel Guedes.
14.04QUA18H30Colombo

Zé Diogo Quintela apresenta o seu novo livro no Fórum Fnac. Com os temas mais diversos, desde a cena política portuguesa e internacional até aos costumes e sociedade, e com apurado sentido satírico e de ironia, este livro reafirma o valor de um dos protagonistas do Gato Fedorento.
Anónimo a 3 de Abril de 2010 às 19:18

*cof cof* mim fez um video (fraquinho) em homnagem ao Gato :$
tá aqui o link pa quem quiser ver http://www.youtube.com/watch?v=gd3MTHTY6Qo
beijos bem fedorentos pa todos :D
Gatinha Fedorenta a 6 de Abril de 2010 às 14:37

Gato Fedorento:

4 pessoas;

4 homens;

4 comediantes;

mas acima de tudo são 4 amigos...

4 amigos que adoram o que fazem,

e nós adoramos o seu trabalho.

Nome:Erica Cardoso
Alcunha: Mucky_Girl, Miguelita

Idade: 17 anos

Email:

erykah_mucky@hotmail.com

Sigo o trabalho dos Gatos desde 2007.

Gosto muito do Miguel Góis.

Este blog foi criado, para todos os fãs e admiradores do Gato Fedorento, contem noticias, videos, exclusivos, fotos e muito mais.

Espero que gostem do meu Blog, que é sempre a pensar em vocês

BJS

Mucky_Girl

pesquisa FEDORENTA